Money from Wastes: Saiba como as empresas podem lucrar com o reaproveitamento de insumos

8/8/2022

Existe um movimento que cresce a cada dia em que pessoas e empresas entendem a importância de reciclar e reaproveitar os insumos que sobram das produções. O Money from Waste é uma ideia que mostra que é possível ter essa consciência e ainda gerar renda e economia dessa atitude. Leia o texto e saiba mais!

Money from Wastes: entenda o movimento

Várias empresas já sabem que é possível e até necessário ter uma abordagem para potencializar o uso e reuso das matérias-primas daquilo que é comercializado. Isso quer dizer que, é preciso diminuir o desperdício, ampliar as formas de uso de sobras e pensar em como colocar o que já foi produzido e usado novamente na cadeia. Essa é a ideia do Money from Wastes (dinheiro do lixo ou do que é desperdiçado, em português).

Formas de ter ganhos financeiros reduzindo e reaproveitando resíduos

Já pensou em que formas os negócios podem se beneficiar da iniciativa? Continue a leitura!

Reciclagem

reciclagem de residuos

A reciclagem é a forma mais conhecida de transformação de resíduos. Isso porque a coleta seletiva já foi implementada em várias partes do Brasil. De forma geral, as cooperativas lidam com papéis, plásticos, metais e vidros. A partir daí, eles são usados na fabricação de novos produtos. O óleo de cozinha usado, por exemplo, é matéria-prima para sabão.

Reaproveitamento

reaproveitamento de residuos para reciclagem

O reaproveitamento é mais simples que a reciclagem, já que ele não precisa de grandes processos de transformação. Então, papéis usados podem se tornar blocos de rascunho. Garrafas de vidro e plástico são facilmente reutilizadas depois de passar por uma lavagem. Peças de madeira podem formar itens de decoração ou até móveis.  

Apesar de fácil, é preciso ter cuidado com o reaproveitamento, já que alguns produtos inviabilizam o reuso pelo público geral. Assim, embalagens de agrotóxicos e pesticidas podem conter restos desse agente, o que traz riscos severos para a saúde.

Bioenergia

sistema de eaproveitamento de recursos para produção de energia

O sistema de reaproveitamento de recursos para a produção de energia é amplo. A razão é que existem várias formas de fazer isso acontecer. De forma geral, a meta é gerar renda ou diminuir os custos com energia.

Então, um caso bastante conhecido é o da biomassa. Os produtores de energia utilizam matéria orgânica de animais e vegetais como matéria-prima. Madeira, cana de açúcar, restos de alimentos, casca de arroz, casca de coco e eucalipto, por exemplo, são usados para a geração de calor e fertilizantes. Além disso, o biogás é resultante da decomposição dessa matéria e pode ser usada pela mesma indústria que gerou esses “restos”.

Outra forma interessante de reaproveitamento para geração de energia é aquela que usa os resíduos sólidos como matéria-prima. A indústria alimentícia, por exemplo, tem produtos ricos em açúcar, que é a base para a fermentação, reação química que gera o álcool. Com isso, é possível fabricar etanol a partir daquilo que seria destinado aos aterros.

Venda de resíduos sólidos

compra e venda de resíduos

Como o mercado já entendeu que existe valor nos resíduos sólidos, já há um movimento de compra e venda deles. Com isso, as empresas geradoras conseguem obter renda a partir do que seria descartado e as empresas compradoras conseguem matéria-prima de qualidade para os seus produtos.

O Money from Wastes contempla vários objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), como:

  • energia limpa e acessível;
  • indústria, inovação e infraestrutura;
  • cidades e comunidades sustentáveis;
  • consumo e produção responsáveis.

Conheça a Usibel

A Usibel é uma biorrefinaria. Isso quer dizer que ela reaproveita resíduos para a geração de energia limpa. O caso da Usibel é diferente das outras biorrefinarias porque ela utiliza os resíduos sólidos da indústria alimentícia para a produção de etanol.  

Para isso, ela conta com parcerias comerciais importantes. Para começar, é preciso ter quem forneça a matéria-prima para o álcool. E elas são remuneradas por isso! Depois, aquelas que compram o produto pronto.

Essas instituições valorizam o impacto positivo dos biocombustíveis no meio ambiente e sabem da importância da reciclagem e reaproveitamento de insumos. Falando em reciclagem, a Usibel conta com cooperativas de reciclagem para receber as embalagens que chegam até as usinas.

Se você se interessou em saber mais sobre Money from Wastes e o trabalho da Usibel, leia o nosso artigo e entenda como o descarte de resíduos sólidos pode gerar renda para sua empresa! Até a próxima!

Ficou interessado em uma parceria sólida e ecologicamente responsável com a Usibel? Entre em contato pelo formulário abaixo!

Entre em contato conosco.

Obrigado.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Em breve entraremos em contato.
Algo inesperado ocorreu. Por favor, tente novamente.