A transformação do resíduo industrial em biocombustível

6/12/2021

Você sabia que cuidar dos resíduos das indústrias é uma responsabilidade socioambiental? Isso porque deixar essa importante etapa logística de lado pode causar desastres ambientais e desencadear problemas de saúde pública. Por isso, é essencial dar uma destinação adequada ao que é produzido. No artigo de hoje, você vai saber como a Usibel pode ajudar no processo!

Como a Usibel contribui para a gestão de resíduos das indústrias?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída em 2010, com objetivo de dar as diretrizes de como lidar com o rejeito e os resíduos produzidos. Entidades públicas, privadas e a sociedade civil devem seguir à risca o que diz a lei, sob risco de punições. Assim, ao lidar com os resíduos das indústrias, é preciso ter em mente o potencial energético e econômico que eles possuem.

Ademais, pela quantidade produzida, é importante destacar que eles causam grande impacto no meio ambiente quando não descartados de forma responsável. Enchentes, alagamentos, assoreamento de rios, contaminação do solo e poluição são apenas algumas das consequências do abandono de resíduos sólidos em qualquer local.

A Usibel, Usinas de São Gabriel, é uma biorrefinaria que faz uma interessante parceria com as indústrias alimentícias do Rio Grande do Sul. Ela usa resíduos como doces, massas e bebidas alcoólicas para a produção de etanol.

O meio ambiente, a sociedade e as indústrias são as maiores beneficiadas dessa colaboração. Primeiramente, porque há uma diminuição no volume daquilo que seria depositado em aterros sanitários e dos riscos de proliferação de doenças. Além disso, o caminho logístico indústria-Usibel é barateado ou encurtado.

Se você quer saber mais sobre a política de gestão de resíduos, nós temos um artigo no blog que descomplica a lei. Agora, continue a leitura e veja o caminho percorrido por eles até que se transformem em etanol na Usibel!

Recebimento ou coleta

Existem duas formas de fazer os resíduos das indústrias de alimentos chegarem até a Usibel. A primeira delas é levar esse produto até as portas da biorrefinaria com a ajuda dos caminhoneiros, grandes parceiros do nosso trabalho. Essa é uma opção válida para quem já tem uma logística de transporte bem estabelecida mas quer economizar nos custos.

A outra forma é deixando que a Usibel busque os resíduos na porta da indústria produtora. Para que isso aconteça, é preciso que a parceria seja firmada com antecedência. Além disso, é feito um estudo das instalações para analisar quais produtos e qual a melhor forma de disposição deles até que a coleta seja feita.

Não importa a escolha feita. Isso porque, nos dois casos, a empresa geradora terá menor custo/dispesa ou poderá gerar receita através de seus resíduos...a Usibel compra os resíduos, o que significa gerar renda com algo que seria descartado. Já parou para pensar nessa possibilidade?

Descaracterização

Depois do recebimento, a equipe fará a descaracterização das embalagens existentes. Essa é uma forma de não vincular uma marca ou um símbolo à produção de lixo e não gerar passivo. A partir daqui, começa a produção do etanol.

Quais são as etapas de transformação do resíduo sólido em biocombustível?

Ao trabalharmos com os resíduos sólidos da indústria alimentícia, encontramos um grande volume de pães, massa, doces e bebidas alcoólicas. O que eles têm em comum? Todos são capazes de se transformar em açúcar, que é o primeiro passo para a produção de biocombustível.

Com a fermentação de açúcares e cereais, em uma técnica que já era utilizada desde a antiguidade para a produção das bebidas alcoólicas, obtém-se etanol e gás carbônico. Após esse processo, é feita a destilação. Nesse momento, é realizada a separação de componentes de uma mistura líquida homogênea. Esse processo acontece com temperatura e vapor, já que cada substância entra em ebulição, ou seja, ponto de evaporação, em momentos diferentes, onde o álcool, em forma gasosa, é separado da mistura liquida e, posteriormente, transforma-se em álcool em estado líquido.

Aqui na biorrefinaria Usibel, nos especializamos na produção dos seguintes álcoois:

  • Álcool Hidratado Alimentício Potável Extra-Fino;
  • Álcool Hidratado Alimentício Potável Neutro;
  • Álcool Hidratado de Cereais;
  • Álcool Hidratado Industrial.

Eles podem ser usados na fabricação de bebidas alcoólicas, vinagres, solventes, vacinas, perfumes, tinturas, aromatizantes, remédios e até combustíveis.

Se você quer fazer parte desse ciclo que é interessante ambiental e economicamente, entre em contato com a Usibel! É importante que as empresas pensem nesse tipo de solução, já que toda a sociedade é encarregada de fazer um uso responsável dos recursos que fazem parte do meio ambiente. Preencha o formulário abaixo e saiba mais!

Entre em contato conosco.

Obrigado.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Em breve entraremos em contato.
Algo inesperado ocorreu. Por favor, tente novamente.