O que é uma biorrefinaria?

2/10/2021

A sustentabilidade é um conceito que tem sido bastante debatido nos processos de empresas, indústrias e também no agronegócio. O foco está em usar os recursos naturais de forma responsável. Assim, entender o que é biorrefinaria e a importância dela para o meio ambiente é essencial.

Conheça mais sobre a ideia da biorrefinaria agora!

Entenda o que é biorrefinaria

A biorrefinaria é o complexo industrial que transforma matérias-primas como cana-de-açúcar e cereais em biocombustíveis. Outros derivados são alimentos, ração e insumos químicos.

Uma biorrefinaria pode ser terceirizada ou fazer parte da estrutura existente.

A popularização das biorrefinarias traz impacto positivo para o meio ambiente. Elas também são futuras alternativas ao petróleo, combustível altamente poluente e não-renovável.

O Brasil, país que inovou com a produção do etanol a partir da cana-de-açúcar, demonstra grande potencial para biorrefinarias.

Saiba quais são os tipos de biorrefinarias

As biorrefinarias podem ser classificadas de acordo com as rotas de conversão, também chamadas de rotas tecnológicas. Essas rotas correspondem às formas que a matéria-prima pode ser transformada em combustíveis. Assim, elas podem ser:

  • físico-química, que usa compressão e extração de óleos vegetais para obtenção de biodiesel e glicerina;
  • termoquímica, na qual a biomassa é convertida em calor;
  • bioquímica, em que há a produção de combustíveis.

Descubra a importância da biorrefinaria na gestão de resíduos industriais

Com o aumento da poluição, a necessidade de proteção dos recursos naturais se tornou fundamental. Isso porque as matérias-primas que são base para a produção e aqueles obtidos na natureza são limitados. Além disso, a qualidade de vida de toda a sociedade é prejudicada com a produção de lixo desenfreada. Assim, a gestão de resíduos se torna importante econômica e socialmente.

Outro problema que aparece com a falta de gestão de resíduos é a aplicação de multas por parte das autoridades. Desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 12.305, descreve as formas com que os resíduos sólidos devem ser lidados e prevê multa  para quem não se adequar às regras.

A biorrefinaria entra em ação para cumprir papéis que empresas e indústrias precisam desempenhar perante a sociedade e as autoridades. Ela faz isso com a transformação dos resíduos sólidos em produtos, como os combustíveis.

importância da biorrefinaria na gestão de resíduos
Gestão de Resíduos Industriais

Conheça os diferenciais da Usibel

A Usibel é uma biorrefinaria localizada no Rio Grande do Sul, especializada na produção e comercialização de álcool industrial. Farinhas, pães, massas, doces e açúcares em geral, são a nossa matéria-prima. Temos parceria com indústrias alimentícias para ter acesso aos resíduos produzidos por elas.

O ramo de atuação da Usibel é inovador no Brasil.

Isso porque as usinas do tipo ainda são muito escassas no país. Além disso, o diferencial de atuação das Usinas São Gabriel é que os resíduos, que teriam os aterros como destino, são comprados das indústrias. Assim, aquilo que era apenas descarte, torna-se receita para as empresas.

Outro diferencial que deve ser levado em conta é a descaracterização das embalagens, oferecida de forma gratuita. O serviço é importante para que a imagem da empresa não esteja visualmente ligada à poluição.

Ademais, a Usibel encurta o caminho feito pelos resíduos sólidos. Em geral, a empresa geradora arca com os custos de logística e destino final até o aterro sanitário. Na parceria com a nossa biorrefinaria, a empresa agenda a retirada ou envia a carga até a usina, em São Gabriel.

Isso representa também uma economia para a empresa geradora de resíduos.

Agora que você já sabe o que é biorrefinaria, é hora de dar a devida importância ao descarte dos resíduos sólidos da sua empresa. Faz bem para o bolso e para o meio ambiente! Entre em contato com a Usibel e conheça a melhor forma de firmar uma parceria!  

Entre em contato conosco.

Obrigado.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Em breve entraremos em contato.
Algo inesperado ocorreu. Por favor, tente novamente.