Descubra a diferença entre etanol e álcool

21/2/2022

Há uma dúvida recorrente que aparece entre nossos leitores e pessoas interessadas em biocombustíveis. Qual a diferença entre etanol e álcool? O texto de hoje é sobre isso. Podemos adiantar, desde já, que a resposta é fácil: são a mesma substância! Contudo, há vários tipos dele. Continue a leitura e saiba as diferenças e os usos!

Entenda a diferença entre etanol e álcool

Como dissemos, não há diferença entre etanol e álcool, já que eles são a mesma substância. Porém, as nomenclaturas mudam de acordo com o uso e o percentual de concentração.

Em 1975, o governo brasileiro criou o Programa Nacional do Álcool, também chamado de Proálcool. A iniciativa visava investir em um combustível diferenciado, frente à crise energética iminente com as limitações das reservas de petróleo. Assim, o nome “álcool” ficou popular no país.

Então, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em 2010, decidiu padronizar o nome do combustível como etanol. Assim, apesar de serem sinônimos, o uso é o que diferencia os nomes. Veja, agora, como o etanol e o álcool são nomeados e utilizados!

Etanol ou álcool hidratado

Este é o produto usado no abastecimento dos carros. Assim, quando você opta pelo álcool ao encher o tanque, é o etanol hidratado que está sendo usado. Além disso, ele é um produto que também pode ser usado na indústria.

Etanol ou álcool anidro

A gasolina dos postos conta com uma porcentagem de etanol em sua composição. O objetivo da prática é diminuir a emissão de poluentes no ar. Os órgãos governamentais decidem a quantidade de álcool anidro (sem água) no combustível, que varia entre 22% e 27%.

Álcool isopropílico

O álcool isopropílico é utilizado para a limpeza de objetos e superfícies que não devem entrar em contato com água. O produto serve para remoção de graxas, colas e limpeza de eletrônicos. Não é ideal para a faxina do dia a dia ou desinfecção de mãos, já que ele evapora muito rápido e pode causar ressecamento. Também não deve ser ingerido.

Álcool 70%

O álcool com concentração em 70% é ideal para a limpeza geral. Ele ficou muito popular para a assepsia da pele e superfícies. É capaz de desnaturar as proteínas do vírus da Covid-19, por isso, a procura por ele aumentou significativamente. O álcool em gel também deve ter essa concentração para que seja eficiente na desinfecção. A concentração é muito alta para a ingestão.

Álcool para bebida alcoólica

As bebidas alcoólicas são bastante conhecidas há milênios. O álcool etílico é conseguido a partir da fermentação de açúcares de vegetais, alimentos ou resíduos sólidos, assim como todos os outros tipos. Aqui, a concentração é baixa o suficiente para a ingestão e não é eficiente para a limpeza contra o coronavírus. O álcool hidratado também é utilizado nesses produtos.

Álcool para a indústria de cosméticos

Várias fórmulas da indústria farmacêutica e cosmética levam álcool hidratado em sua composição. Isso porque ele facilita a entrada dos componentes na pele. Assim, cremes, loções, perfumes, xampus, condicionadores contam com o etanol.

Porém, em excesso pode causar descamação, ressecamento e outros efeitos colaterais. Por isso, é importante observar a quantidade permitida pela Anvisa e fazer um teste na pele antes de partir para o uso.

Conheça a biorrefinaria Usibel

Agora que você já sabe a diferença entre etanol e álcool, é hora de conhecer o trabalho da biorrefinaria Usibel. Uma biorrefinaria é um complexo industrial que produz combustível a partir de matérias-primas renováveis e com menos impacto ambiental que os derivados do petróleo.

Basicamente, os insumos para a produção de etanol devem ser aqueles ricos em açúcares, para que haja a fermentação. No Brasil, o etanol produzido a partir da cana-de-açúcar é o mais conhecido. Contudo, a solução da Usibel é ainda mais eficiente e sustentável: o uso dos resíduos sólidos da indústria alimentícia.

Isso quer dizer que aqueles produtos alimentícios que seriam descartados, seja pela data de validade ou padrão aquém de qualidade, são introduzidos novamente na cadeia de produção. É como transformar “lixo” em tesouro!

Então, além de produzir etanol, a prática diminui a quantidade de resíduos nos aterros. Isso é importante para reduzir a quantidade de gases poluentes jogados no ar com a decomposição, Além disso, evita desastres ambientais causados pela contaminação de solo e água com vazamentos.

Não existe diferença entre etanol e álcool, certo? Mas, como vimos, as peculiaridades na fabricação variam. Quer saber mais sobre o processo da Usibel? Leia o artigo A transformação do resíduo industrial em biocombustível e fique por dentro da iniciativa revolucionária!

Entre em contato conosco.

Obrigado.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Em breve entraremos em contato.
Algo inesperado ocorreu. Por favor, tente novamente.