Como o descarte de resíduos sólidos pode gerar renda para sua empresa

17/1/2022

O descarte de resíduos responsável faz parte do desenvolvimento sustentável na indústria. Isso quer dizer que é preciso pensar em alternativas para os resíduos produzidos. Aliás, não basta pensar. É importante que as práticas sejam sempre revistas e atualizadas. Pensando nisso, vamos apresentar uma solução para essa questão com impacto financeiro e socioambiental bastante positivo. Aproveite a leitura!

Descarte de resíduos: entenda a responsabilidade das empresas

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) orienta as melhores práticas para a cadeia de produção até o descarte de resíduos. Isso quer dizer que as empresas envolvidas nesse ciclo devem honrar com suas responsabilidades em todas as etapas do processo. Assim, para reduzir o impacto da ação humana no meio ambiente, empresas e indústrias devem pensar em:

  • não geração;
  • redução;
  • reutilização;
  • reciclagem;
  • tratamento dos resíduos sólidos;
  • disposição final ambientalmente adequada.

Sobre os dois últimos tópicos, a PNRS coloca os aterros sanitários como o local a que os resíduos sólidos descartados devem ser levados. Contudo, você vai acompanhar, no próximo tópico, que esse espaço possui desvantagens econômicas, ambientais e até de saúde pública. Continue a leitura!

Conheça os aterros sanitários

Durante muitas décadas, o lixo produzido pela sociedade foi depositado em lixões. Esses locais eram usados como disposição final e descarte de resíduos e lixo. Porém, nesses ambientes, não há qualquer controle de danos. As grandes montanhas ficam acomodadas a céu aberto, sem separação ou preocupação com contaminação do meio ambiente.

Isso quer dizer que atraem animais, proliferam doenças e contaminam o solo e lençol freático. O impacto ambiental é imensurável. A PNRS foi promulgada em 2010 e previa a extinção de todos os lixões até 2014. Entretanto, mais de 10 anos depois da publicação da lei, ainda existe o descarte incorreto. Assim, o Novo Marco do Saneamento Básico deu uma nova data de extinção desses locais: 2024.

Os aterros sanitários foram colocados como disposição final ambientalmente responsável para os resíduos sólidos. Isso porque são áreas preparadas para diminuir o impacto negativo desses produtos no meio ambiente. Mesmo assim, ainda existem desvantagens no modelo.

A construção de um aterro exige uma grande extensão de terra, o que já pode ser considerado como impacto negativo. Além disso, ele deve contar com uma estrutura que proteja os lençóis freáticos do chorume e tubulações que possam dar vazão aos gases tóxicos e inflamáveis produzidos. Quando não há a devida manutenção, o sistema atrai animais e vetores de doenças, além de deixar escoar os produtos em decomposição para o meio ambiente.

Na União Europeia, por exemplo, há uma meta de que, até 2025, pelo menos 55% dos resíduos sejam reciclados e reutilizados. Ademais, os estados-membros devem diminuir, no mínimo, 10% da deposição de resíduos em aterros até 2035.

Como foi dito, as políticas precisam sempre ser analisadas porque o avanço tecnológico pode trazer soluções melhores. Se você trabalha em uma empresa que pensa sobre isso, é hora de conhecer o trabalho da Usibel.

Venda resíduos para a Usibel

A Usibel é uma biorrefinaria que produz biocombustível a partir dos resíduos sólidos da indústria alimentícia. Isso quer dizer que pães, massas, doces e bebidas alcoólicas são usados como matéria-prima na produção de etanol.

Essa solução, sozinha, já apresenta pontos positivos para a diminuição do impacto no meio ambiente. Mas não é apenas isso. Ela representa uma fonte de renda extra para os negócios. Isso porque a Usibel compra esses resíduos. Ou seja, é possível ganhar dinheiro com algo que seria descartado nos aterros!

Além disso, a venda de resíduos para a Usibel também representa uma economia no transporte para a disposição final. O motivo para isso é que as Usinas São Gabriel contam com uma logística de transporte eficiente, que busca os resíduos na porta da fábrica.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que os consumidores estão, cada dia mais, valorizando empresas que possuem políticas sustentáveis em sua cadeia de produção. Assim, o produto passa a atrair um público-alvo maior, aumentando as vendas e os lucros.

O descarte de resíduos tem impactos no meio ambiente, na sociedade, na saúde pública e até nas finanças! Por isso, escolha alternativas que contemplem as preocupações com todas essas esferas. Ao escolher a destinação final dos resíduos da sua indústria alimentícia, conte com a Usibel! E se você quer entender um pouco mais sobre essa parceria, leia o nosso site!

Entre em contato conosco.

Obrigado.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Em breve entraremos em contato.
Algo inesperado ocorreu. Por favor, tente novamente.