Descarte incorreto de resíduos industriais

8/11/2021

O descarte incorreto de resíduos industriais acarreta em vários problemas socioambientais. Isso porque nem todas as pessoas e empresas se preocupam com o que acontece depois que os produtos são descartados. Porém, é essencial pensar quais as consequências desse ato. Conheça, no artigo de hoje, alguns problemas causados pelo descarte impróprio!

Descarte incorreto de resíduos industriais: conheça 4 problemas

O Brasil gera cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano. Você consegue imaginar para onde vai essa montanha? Na melhor das hipóteses, ela entra no ciclo de reciclagem, faz parte de um novo ciclo de produção ou é levada para um aterro sanitário. Na pior, é despejada em lixões, em rios e oceanos.

Assim, o descarte incorreto de resíduos industriais tem consequências graves para o meio ambiente e para todos nós que dependemos dele para viver. Continue a leitura e veja algumas formas que esse problema pode afetar a sua vida!

1. Poluição

Toda interferência negativa humana no meio ambiente, através de substâncias ou energia, é chamada de poluição. A consequência direta do descarte incorreto de resíduos industriais é a poluição.

Os solos são contaminados, a água fica imprópria para o consumo, o ar com partículas nocivas. Animais e vegetais também fazem parte do ecossistema e são ainda mais afetados.

descarte incorreto de resíduos industriais gera poluição no meio ambiente

2. Alagamentos e enchentes

O aumento do nível dos rios é um fenômeno natural. Contudo, com o acúmulo de lixo no curso de água e nos bueiros das cidades, há entupimento dos canais de escoamento. Então, na época das chuvas, ela invade cidades por não ter para onde correr.

descarte incorreto de resíduos industriais gera alagamentos e enchentes nas cidades

3. Proliferação de doenças

Existe também uma proliferação de doenças relacionadas à poluição e ao descarte incorreto de resíduos industriais. Isso porque muitos subprodutos têm potencial tóxico. Assim, são uma ameaça ao meio ambiente e à saúde pública.

Câncer, alterações neurológicas, hepatite, desarranjos gastrointestinais e até de saúde mental vem sendo estudadas junto com o aumento da poluição. Além disso, o descarte errôneo ajuda na proliferação de organismos patogênicos que causam leptospirose, cólera, ascaridíase e febre tifoide, por exemplo.

descarte incorreto de residuos industriais causa proliferação de doenças

4. Aquecimento global

O efeito estufa é outro fenômeno natural de muita importância para a manutenção da vida no planeta Terra. Ele é responsável por manter as temperaturas na medida certa, nem muito altas, nem tão baixas. Porém, as atividades humanas têm interferido nesse equilíbrio.

A concentração de gases como dióxido de carbono e metano, ligados à queima de combustível fóssil, na atmosfera, provoca mudanças no clima do planeta inteiro, o chamado aquecimento global. O aumento das temperaturas ocasiona derretimento das calotas polares o que provoca, gradativamente, a morte de diversas espécies.

Outros fenômenos ligados ao aquecimento global são o aumento da força dos furacões, secas prolongadas, ondas de calor e grandes tempestades. Além disso, com o derretimento das calotas há um contínuo aumento dos níveis dos oceanos, que podem invadir as cidades litorâneas de forma irreversível.

Inclusive, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, órgão da ONU, publicou em 2021 que a participação humana nas mudanças climáticas é “inequívoca e inquestionável''. Ademais, se não houver uma mudança drástica, ainda vai levar, pelo menos, 30 anos para que as temperaturas comecem a estabilizar.

descarte incorreto de residuos industriais causa aquecimento global

Como as indústrias podem fazer o descarte correto de seus resíduos?

Primeiramente, é preciso seguir a legislação vigente. É imprescindível que haja uma sólida política de descarte de resíduos que leve em conta a responsabilidade com o meio ambiente e toda a população. Assim, empresas e indústrias são sempre responsáveis pela cadeia de gerenciamento, transporte, tratamento e destinação final.

A NBR 10.004/2004 classifica os resíduos produzidos no país e aponta as melhores formas de descarte. Além disso, temos a Política Nacional de Resíduos Sólidos que orienta práticas de reutilização e impõe sanções para quem não cumpre com as metas estabelecidas. Contudo, a determinação do fim dos lixões como destinação final dos resíduos sólidos ainda não é cumprida em todos os municípios.

Muitos resíduos sólidos têm um grande potencial de reaproveitamento. Esse é o trabalho da Usibel.

Conheça a Usibel

A Usibel é uma biorrefinaria que usa resíduos sólidos das indústrias alimentícias para produzir álcool. Isso quer dizer que damos um fim mais digno para esses produtos que terminariam em um aterro sanitário.

Assim, usamos farinhas, pães, massas, biscoitos, doces e bebidas alcoólicas para produzir:

  • Álcool Hidratado Industrial
  • Álcool Hidratado Alimentício Potável Neutro
  • Álcool Hidratado Alimentício Potável Extra-Fino
  • Álcool Hidratado de Cereais
Além de deixar a cadeia produtiva da indústria mais sustentável, oferecemos uma forma de lucrar com os resíduos. Isso porque nós os compramos! Além disso, oferecemos, como cortesia, a descaracterização das embalagens.

Percebeu quantos problemas o descarte incorreto de resíduos industriais pode causar? E se você quer diminuir o impacto negativo socioambiental dos resíduos da sua empresa e ainda participar das melhores práticas de reaproveitamento do mercado, entre em contato pelo formulário abaixo!

Entre em contato conosco.

Obrigado.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Em breve entraremos em contato.
Algo inesperado ocorreu. Por favor, tente novamente.