Descaracterização de embalagens: preocupação da marca com o seu nome envolvido

23/5/2022

A marca é um conceito simbólico com a representação da intenção que um negócio quer passar. Ao levar essa concepção para as embalagens, essa marca deixa de ser apenas simbólica e se transforma em uma imagem com “a cara” de um produto. Você deve conhecer algum símbolo que é reconhecido de longe, não é mesmo? Isso é ótimo!

Contudo, o que acontece quando é descartado? Ele acaba sendo associado ao lixo. Então, o que pode ser feito para evitar esse problema? A descaracterização de embalagens é uma solução barata e viável. Leia o texto e saiba mais sobre o assunto!

Descaracterização de embalagens: entenda a importância

A criação de uma embalagem envolve bastante estudo. Primeiramente, é preciso entender as exigências do produto, analisar, por exemplo, a necessidade de plástico ou papelão. Ou, ainda, se precisa de proteção da luz ou ser empacotado à vácuo. Além disso, há o reconhecimento do público-alvo, associado aos conceitos da própria empresa. Depois de servir ao seu propósito, ela é desprezada. No lixo, ela continua a carregar todas ideias da criação. Essa preocupação pode ser menor com a descaracterização das embalagens.

descaracterizacao-de-embalagens-preocupacao-das-marcas
Embalagens Industriais

De modo geral, as embalagens descartadas vão para aterros ou cooperativas de reciclagem. Porém, quando elas são descartadas de forma incorreta, passam a contaminar o ambiente e contribuir para entupimento dos bueiros e assoreamento dos rios. Nenhuma marca quer ser associada a isso, certo?

Além disso, existe a questão da logística reversa. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, existe uma responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida de um produto. Esse ciclo não acaba com o descarte! Na logística reversa, fabricantes, comerciantes, importadores e serviços de limpeza devem cuidar da disposição correta desses produtos.

Com isso, as empresas geradoras são obrigadas a receber esses resíduos de volta. Então, elas devem lidar com o reuso ou destinação final. No reuso, eles voltam para a cadeia produtiva.  

A Usibel é uma parceira das indústrias no descarte e descaracterização das embalagens. Continue a leitura e entenda mais!

Entenda o papel da Usibel na descaracterização das embalagens

A Usibel é uma refinaria que produz etanol a partir dos resíduos sólidos da indústria alimentícia. Com isso, ela se tornou uma usina que tem acesso a muitas embalagens e pacotes dos fabricantes. Então, uma solução inovadora foi levar para dentro das nossas instalações a descaracterização das embalagens.

Assim, enquanto usamos os resíduos na fabricação do álcool, deixamos a embalagem descaracterizada para seguir rumo à destinação final. Um ponto essencial para as empresas que lidam com auditoria ambiental é fazer o correto rastreamento do resíduo produzido. Pensando nisso, a Usibel passou a emitir um certificado de destinação final. Isso quer dizer que ela é uma empresa confiável e autorizada para cuidar desse tipo de resíduo.

Outra informação relevante é que muitas fábricas contam com uma política de reuso e reciclagem muito bem implementada. Nesses casos, a indústria geradora pode solicitar as embalagens de volta.

A Usibel preza pela sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente em todas as etapas da produção do etanol. Primeiramente, retira dos aterros uma grande quantidade de resíduos sólidos que sobrecarregam a estrutura e geram problemas para o meio ambiente. Depois, usa esse resíduo para produzir energia limpa. Por fim, faz a destinação final das embalagens recebidas.

Um dos serviços oferecidos pela Usibel é a coleta de resíduos sólidos na porta da indústria. Essa prática traz inúmeros benefícios, como a diminuição dos valores gastos com o transporte para os resíduos e menos esforços para lidar com a logística. Leia nosso artigo e saiba mais sobre o assunto!

Entre em contato conosco.

Obrigado.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Em breve entraremos em contato.
Algo inesperado ocorreu. Por favor, tente novamente.