O perigo dos resíduos industriais no meio ambiente

22/11/2021

O cuidado com o meio ambiente não é uma preocupação para o futuro. Temos que pensar em soluções diariamente, pois já enfrentamos muitas consequências que impactam negativamente na vida de todas as pessoas. Assim, a contaminação do solo por resíduos industriais deve ser evitada e mitigada sempre que possível. Existe alternativa para que a sua empresa não seja mais uma na lista daquelas consideradas poluidoras. Leia o artigo de hoje e descubra qual!

Contaminação do solo por resíduos industriais: conheça os perigos

Resíduos sólidos são todos os materiais descartados que foram resultado de atividades humanas. Geralmente, eles têm lixões e aterros sanitários como destino. Contudo, esses produtos descartados precisam de tratamento específico, pois existe a possibilidade de contaminação do solo por resíduos industriais.

Essa é uma preocupação que todas as empresas e indústrias precisam ter, tanto pela consciência do papel socioambiental de todos os componentes de uma sociedade quanto para cumprir o que diz a legislação. Portanto, conheça alguns perigos que podem ocorrer com uma fraca gestão de resíduos sólidos, a seguir.

Contaminação do solo

O solo compreende a camada composta de partículas orgânicas e minerais formadas pela natureza pelo desgaste das rochas. A ação das chuvas, ventos, ação dos animais, ciclo de vida dos vegetais, das mudanças de temperaturas tornam esse solo propício para o desenvolvimento e manutenção da vida. Sendo assim, quando o solo é contaminado, afeta toda uma teia alimentar.

Em consequência da ação humana, cerca de 33% dos solos em todo o mundo já estão degradados. Os dados são da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Isso reflete diretamente nos alimentos produzidos, que passam a estar contaminados.

Contaminação da água

Todo o ciclo da água é comprometido com a contaminação do solo por resíduos sólidos. Isso quer dizer que todos os seres vivos que dependem da água doce e salgada vão estar expostos ao chorume ou lixiviado, o líquido resultante da decomposição dos resíduos sólidos. Animais, vegetais e os seres humanos passam a ter a qualidade de vida afetada por esses produtos.

Contaminação do lençol freático

Outra consequência da contaminação do solo por resíduos industriais é o dano causado ao lençol freático. Ele é um reservatório subterrâneo de água que é armazenado das chuvas e que infiltra pelo solo. Todo esse volume é essencial para a vida humana, já que é responsável pelo abastecimento dos rios e oceanos.  

Assim, quando o solo é contaminado, o chorume chega até o lençol freático. Isso quer dizer que, em algum momento, os rios vão ser contaminados e levarão a composição tóxica para os animais que vivem naquele ambiente e também para os vegetais que entrarem em contato com aquela água.

Assoreamento de mananciais

Para além da água dos mares, rios e lençóis freáticos, os mananciais também correm perigo com o despejo de resíduos industriais. O assoreamento ocorre quando há acúmulo de sedimentos e lixo no fundo dos rios.

Nesse processo, a água deixa de correr por aqueles locais. Com isso, rios podem secar, o que também afeta a vida de milhares de pessoas, como as famílias ribeirinhas e aquelas que dependem da água para abastecimento das cidades. Animais também ficam sem fonte de água.

Enchentes

Por outro lado, o acúmulo de resíduos sólidos no meio ambiente também pode causar enchentes. É claro que as cheias são movimentos comuns na natureza. Porém, a ação do homem pode intensificar esse processo. São as chamadas causas antrópicas.

Quando os resíduos sólidos da população e das indústrias não são descartados da maneira correta, há um entupimento dos bueiros, o que causa problemas nos sistemas de drenagem dos rios feitos nas cidades.

Então, nos períodos de cheia natural dos rios, o sistema de contenção não suporta. O resultado disso é a tomada de cidades inteiras por essa água. O solo impermeabilizado por resíduos sólidos também contribui para as enchentes, já que ele não consegue absorver o volume.

Como foi mostrado, a contaminação do solo por resíduos sólidos industriais tem consequências catastróficas para todos os seres vivos. Por isso, é papel de todos os agentes da sociedade a contenção dos danos. A Usibel faz parte desse ciclo ao usar os resíduos sólidos da indústria alimentícia como matéria-prima na produção de biocombustíveis. Preencha o formulário abaixo e conheça melhor o nosso trabalho!

Entre em contato conosco.

Obrigado.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Em breve entraremos em contato.
Algo inesperado ocorreu. Por favor, tente novamente.