Sustentabilidade na cadeia produtiva

28/2/2022

A capacidade de usar os recursos naturais com responsabilidade já é pauta em empresas de vários setores não só no Brasil, como no mundo todo. Isso porque existe a consciência de que o uso desenfreado vai diminuir a qualidade de vida dos habitantes e também tornar escassas as matérias-primas. Por isso, negócios de ramos variados buscam a sustentabilidade na cadeia produtiva. Leia o artigo de hoje e conheça 8 dicas!

Sustentabilidade na cadeia produtiva: entenda do que se trata

Sabemos que todos nós temos responsabilidade com o uso dos recursos naturais disponíveis no planeta. Ações inconsequentes colocam em risco a vida e a manutenção das atividades do homem. Então, é preciso pensar na sustentabilidade na cadeia produtiva. Com ela, é possível enxergar formas de utilizar as riquezas naturais com menos impacto possível.

8 formas de incluir sustentabilidade na cadeia produtiva

Um dos primeiros passos para a sustentabilidade acontecer dentro das empresas é implementar uma gestão estratégica. Isso permite o monitoramento de toda a cadeia produtiva, desde funcionários, colaboradores, fornecedores, prestadores de serviço, produção, venda, consumidores e pós-venda. Continue a leitura e aprenda formas de implantar medidas efetivas no ciclo produtivo da sua empresa!

1. Busque a certificação ISO 14001

Essa certificação diz respeito a um sistema de gestão ambiental que leva em conta proteção ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável e eficiência na fabricação ou execução de serviços. ISO é uma sigla em inglês para International Organization for Standardization, que significa Organização Internacional de Padronização. Por isso, ao obter o reconhecimento, a empresa passa a ter aceitação e competitividade internacional.

usibel-usinas-rio-grande-do-sul-certificacao-iso-14001

2. Diminua a pegada de carbono

Pegada de carbono é um termo utilizado para calcular a emissão total de gases que intensificam o efeito estufa, como dióxido de carbono, óxido nitroso e metano, desde a origem até o descarte. Assim, com sustentabilidade na cadeia produtiva, é possível definir os pontos de maior impacto e diminuir a quantidade de carbono liberada no meio ambiente.

usibel-usinas-rio-grande-do-sul-pegada-de-carbono

3. Valorize a economia circular

A economia circular valoriza a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Além disso, preza pelo desenvolvimento econômico com preservação dos recursos ambientais. Outro ponto importante é a diminuição da extração.

usibel-usinas-rio-grande-do-sul-economia-circular

4. Tenha uma gestão de riscos eficiente

O descarte incorreto de resíduos industriais pode causar diversos desastres ambientais que afetam a vida animal, vegetal e causam riscos à saúde pública. Então, ter uma gestão de riscos eficiente significa conhecer as principais ameaças para minimizar os riscos e saber como agir com rapidez quando elas se concretizam.

usibel-usinas-rio-grande-do-sul-gestao-de-riscos-ambientais

5. Utilize equipamentos energeticamente eficientes

Diminuir o consumo de energia também é uma forma de levar sustentabilidade para a cadeia produtiva. Para que isso aconteça, é preciso que os equipamentos e maquinários não gastem mais energia que o necessário. Isso inclui fazer a troca de aparatos antigos ou que representem aumento de gasto energético e de recursos.

usibel-usinas-rio-grande-do-sul-equipamentos-energeticos-eficientes

6. Implemente a coleta seletiva

A coleta seletiva é uma das formas mais populares de sustentabilidade. Isso porque ela é de fácil implementação e serve tanto para a população quanto para os negócios de todos os tamanhos. Assim, os materiais com composição semelhantes são agrupados e identificados para que a coleta possa levá-los de forma eficiente para centros de reciclagem, aterros ou outras destinações finais responsáveis, como a Usibel.

usibel-usinas-rio-grande-do-sul-coleta-seletiva

7. Faça a reciclagem e destinação correta dos resíduos sólidos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) fala que a fonte geradora é responsável por aquilo que produz em todos os pontos da cadeia, desde a produção até o descarte. Outro ponto importante é que ela valoriza os resíduos sólidos. Isso quer dizer que eles possuem valor econômico. Assim, a empresa que faz uma gestão proativa dos seus resíduos para além dos aterros é ainda mais sustentável e pode ter retorno financeiro com isso.

usibel-usinas-rio-grande-do-sul-descarte-correto-de-residuos

8. Aposte em fontes de energia limpas e renováveis

A energia limpa e renovável é o futuro da economia. Isso porque não há outro caminho a seguir, visto que as fontes não-renováveis, como petróleo, causam impacto negativo no ambiente e suas reservas estão em declínio. Assim, energia eólica, solar e o álcool são apenas alguns exemplos de energia que têm menos impacto no meio ambiente.

usibel-usinas-rio-grande-do-sul-energia-limpa

A Usibel é uma biorrefinaria que produz etanol usando os resíduos sólidos da indústria de alimentos. Além disso, compra os resíduos desse mesmo nicho. Por isso, uma parceria com a Usibel garante vários itens da lista que levam à sustentabilidade na cadeia produtiva. Quer saber como isso é feito? Leia o texto em que explicamos a transformação dessa matéria-prima em biocombustível!

Entre em contato conosco.

Obrigado.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Em breve entraremos em contato.
Algo inesperado ocorreu. Por favor, tente novamente.