Indústria: de onde vem o álcool?

20/12/2021

Os combustíveis fósseis são formados a partir de matéria orgânica que veio se decompondo lentamente durante milhões de anos. Assim, essa matéria-prima é considerada como não-renovável, já que não há tempo hábil para que a reserva seja refeita. Com esse cenário e a preocupação com a poluição, outros tipos de combustíveis vêm sendo desenvolvidos nas últimas décadas. Quer saber de onde vem o álcool? Leia o artigo!

De onde vem o álcool?

O álcool, também chamado de etanol, é um biocombustível. Isso quer dizer que eles é derivado de produtos renováveis e que causam um impacto menor no meio ambiente. Assim, de onde vem o álcool? Ele encontra matérias-primas na biomassas, grãos e também nos resíduos sólidos. É dessas substâncias que ele vem!

Matéria-prima é o nome dado para a matéria orgânica, de origem animal ou vegetal, que é usada para geração de energia. Para a produção de etanol, por exemplo, a cana-de-açúcar é o vegetal mais visado, porque o Brasil já tem uma alta produção dela. Outros países usam também o milho e a beterraba para esse fim.

Os potenciais dos resíduos sólidos como gerador de energia têm sido estudados e utilizados nos últimos anos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, por exemplo, já reconhece os resíduos como produtos com valor econômico e incentiva a exploração. Outro ponto importante é que a transformação dele em biocombustível diminui o volume de lixo, resíduo e rejeito despejados nos aterros sanitários.

Fermentação

De modo geral, o álcool é fabricado a partir da fermentação. Esse é um processo bioquímico que ocorre sem a presença de oxigênio. Assim, fungos e bactérias são encarregados de transformar açúcar (glicose, frutose, sacarose, amido, por exemplo) em álcool.  

Quais as vantagens do reaproveitamento de resíduos industriais para produção de álcool?

Como foi dito, os resíduos sólidos das indústrias tem bastante potencial de geração de energia. Isso porque nem tudo é utilizado ou aproveitado na produção primária. Geralmente, esses resíduos têm os aterros sanitários como destino. A ideia é que eles sejam diminuídos e decompostos de forma gradativa pelo meio ambiente. Contudo, eles podem voltar para a cadeia produtiva como matéria-prima de biocombustíveis.

Essa forma de produção é muito benéfica para o meio ambiente, já que, como foi falado anteriormente, diminui o volume do que é despejado nos aterros, o que também diminui a sobrecarga do solo e as chances de poluição. Além disso, o modelo atual de produção mundial gera bastante resíduo. Isso quer dizer que há matéria-prima em abundância!

Se você se interessou por essa tecnologia, precisa conhecer o trabalho da Usibel. Continue a leitura!

Conheça a Usibel

A Usibel é uma biorrefinaria que produz álcool a partir dos resíduos sólidos das indústrias alimentícias. Lembra que falamos sobre a transformação de açúcar na fermentação? Quer lugar melhor para encontrar produtos com esse componente, não é mesmo?

Assim, construímos parcerias com indústrias do Rio Grande do Sul para que façam uma mudança na rota. Em vez de levar seus resíduos sólidos para os aterros, que eles sejam direcionados para o complexo industrial da Usibel.

fluxograma de produção do álcool pela usibel usinas

Essa medida tem benefícios econômicos. O primeiro deles é que a Usibel paga por esse produto. Logo, a venda de resíduos sólidos se torna uma fonte de renda para o negócio. O segundo ponto é que há uma economia na cadeia de transporte. As indústrias são responsáveis, por lei, pelo resíduo produzido até a destinação final. O caminho passa a ser mais curto conosco!

Outro ponto que vale a pena ser citado é que a imagem de uma empresa fica melhor quando ela está ligada a ações com impacto socioambiental positivo. Obviamente, isso é refletido nas vendas e na relação com os clientes.

Agora que você já sabe de onde vem o álcool, que tal conhecer um pouco mais sobre as biorrefinarias? Leia o nosso artigo e entenda a importância econômica e ambiental desse tipo de usina como a nossa! Boa leitura!

Entre em contato conosco.

Obrigado.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Em breve entraremos em contato.
Algo inesperado ocorreu. Por favor, tente novamente.