Você sabe qual subproduto do etanol que a Usibel produz?

27/6/2022

Ao fabricar álcool, também chamado de etanol, existem subprodutos dessa reação. Apesar de surgirem após a produção da substância principal, eles ainda possuem valor e podem ser reaproveitados. No texto de hoje, você vai entender quais são os produtos do etanol. Boa leitura!

Entenda como acontece a produção do álcool

Antes de falar do subproduto do etanol, tema deste artigo, é preciso entender como o próprio etanol é produzido. A matéria-principal para a fabricação do álcool é o açúcar. É a partir dele que ocorrem as outras reações. Então, micro-organismos entram em contato com o açúcar e provocam a chamada fermentação. Após a primeira fase, o líquido é, então, destilado até chegar ao produto principal com a qualidade desejada.  

O que ocorre é que essa reação deixa resíduos, que são os chamados subprodutos. Mesmo que sejam vistos como “restos”, eles ainda possuem alto valor para a cadeia produtiva. Isso porque eles são ricos em nutrientes, o que pode ser reaproveitado de outras formas que não a produção de etanol.

Quer saber quais são os subprodutos do etanol que a Usibel produz? Continue a leitura!

Subprodutos do etanol da Usibel  

A usibel é uma biorrefinaria que produz etanol a partir dos resíduos sólidos da indústria alimentícia, ou seja, insumos que seriam descartados em aterros. Isso quer dizer que alimentos cheios de açúcar como bebidas, farinhas, pães, massas, biscoitos e doces são utilizados como matéria-prima na reação que falamos no início do texto. Então, quais são os subprodutos dessa reação? Veja, a seguir, alguns exemplos!  

Ração líquida  

ração liquída subrroduto do etanol utilizada para alimentação animal

A ração líquida é produzida a partir da reação que produz o álcool. Por ser rica em nutrientes, é utilizada para alimentação animal. Além de darmos um destino digno para insumos que seriam descartados, também aproveitamos o subproduto do etanol na produção de artigos diversos. Assim, não há sobras para essa reação, já que o insumo será direcionado para outros fins.  

Adubo  

plantações de vegetais se beneficiando do adubo para seu crescimento

As plantações também podem se beneficiar dos subprodutos do álcool. Como foi dito, eles são ricos em nutrientes. Logo, são ótimos na produção de adubo, o que vai potencializar o crescimento dos vegetais.  

Biogás

biogás combustivel obtido da reação química do etanol

O biogás é um dos subprodutos gerados na reação química que resulta no etanol. O combustível é obtido através da decomposição de matéria orgânica. De modo geral, esse tipo de gás é reaproveitado pela própria usina que o fabricou.  

Levedura  

levedura subproduto do etanol utilizada como ração animal

Outro importante subproduto do etanol é a levedura. O fungo é o responsável pela fermentação dos resíduos sólidos para gerar gás carbônico e etanol. Assim, a levedura restante também é utilizada como ração animal para bovinos e suínos devido a sua alta concentração de proteína.

Glicerol  

glicerol composto utilizado na industria farmacêutica

O glicerol é um importante composto utilizado na indústria farmacêutica, de cosméticos, química e na própria indústria alimentícia. Também chamado de glicerina, o glicerol é utilizado na produção de cápsulas, anestésicos, xaropes, lubrificante de máquinas e na composição de filtros de cigarros, para citar alguns exemplos.  

Ácido succínico  

ácido succínico utilizado na industria farmacêutica como anestésico e anti-inflamatório

O ácido succínico é um importante componente da indústria farmacêutica. Isso porque ele é um poderoso anestésico e também tem ação anti-inflamatória. Outras propriedades desse composto incluem o fortalecimento do sistema imunológico e ação antioxidante.  

Conheça a Usibel  

Como foi dito, a Usibel é uma biorrefinaria que produz etanol a partir dos resíduos sólidos da indústria de alimentos. Além disso, há uma valorização dos subprodutos do etanol citados no texto. Então, a área de abrangência da Usibel vai além do etanol. Com isso, ela se torna uma fábrica que gera muito pouco resíduo, já que todas as partes envolvidas são reaproveitadas de alguma forma.

Os resíduos sólidos que produzem o etanol e seus subprodutos são obtidos pelo fornecimento das indústrias de alimentos. Assim, é importante firmar uma parceria com esse tipo de fábrica. O provimento dos resíduos pode gerar renda para a sua empresa. Além disso, há uma economia no transporte. Leia o texto e saiba mais sobre o assunto!

Entre em contato conosco.

Obrigado.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Em breve entraremos em contato.
Algo inesperado ocorreu. Por favor, tente novamente.