Saiba mais sobre o álcool hidratado

14/2/2022

Aqui, no blog da Usibel, já falamos bastante sobre a importância de se pensar em alternativas sustentáveis para os combustíveis fósseis. Além disso, mostramos a importância do etanol na cadeia produtiva e os seus benefícios. Assim, no post de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre o álcool hidratado, um dos produtos das nossas usinas. Boa leitura!

Álcool hidratado: saiba o que é

Álcool hidratado é fruto da fermentação de açúcares. Então, é possível chegar a esse resultado com cana-de-açúcar, milho, batata, arroz, beterraba e os resíduos sólidos da indústria alimentícia, que é a matéria-prima da Usibel. De modo geral, todos os insumos chegam ao mesmo resultado, que é o etanol.

Este é o álcool utilizado para abastecimento no Brasil. Então, quando você abastece o tanque com etanol, é o álcool hidratado que está sendo usado. Em contrapartida, o etanol acrescentado à gasolina é o anidro. A diferença entre eles, basicamente, é a quantidade de água na composição de cada um. Enquanto o hidratado possui cerca de 4%, o anidro conta com menos de 1%.

Contudo, esse não é o único uso do álcool hidratado. Continue a leitura e conheça outras aplicações para o biocombustível!

Conheça os tipos e usos do álcool hidratado

O álcool é um importante componente de variados produtos. Por isso, existem tipos de álcool hidratado, que são utilizados em ocasiões e mercadorias diferentes.

Assim, por exemplo, o industrial atende às indústrias na composição de solventes, produtos de limpeza, detergente e tinturas. Não é recomendável a ingestão.

Já o alimentício potável neutro é um produto de alta qualidade e indicado para o consumo humano e veterinário. Por ter um odor suave que não interfere nos sabores e aromas, é bastante utilizado pela indústria de bebidas para a produção de vodca e conhaque. Também é um insumo para a fabricação de cosméticos, medicamentos e alimentos.

O álcool alimentício potável extra-fino tem um grau de pureza superior. Assim, ele é procurado pelas empresas que precisam dessa característica em seus produtos, como cosméticos e alimentos.

Por último, temos o álcool hidratado de cereais. Ele é bastante utilizado na fabricação de fármacos e dermocosméticos, que não devem causar irritações e reações alérgicas.

Descubra os benefícios do álcool hidratado da Usibel

A Usibel é uma biorrefinaria especializada na produção de álcool hidratado. Isso quer dizer que fabricamos biocombustível a partir de fontes renováveis de energia e com menos impacto no meio ambiente.

Como citamos no início do artigo, a nossa matéria-prima é o resíduo sólido da indústria alimentícia. Já que a fermentação ocorre a partir dos açúcares, os produtos desse segmento são ricos no insumo. Assim, são utilizados artigos como: farinhas, massas, doces e bebidas alcoólicas para a produção de etanol.

O diferencial para as outras matérias-primas é o seu grande impacto positivo no meio ambiente. A cana, por exemplo, necessita de vários hectares de terra para a produção em larga escala, o que exige desmatamento e uso de áreas que poderiam ser usadas para a produção de alimentos. Além disso, as queimadas jogam várias impurezas no ar.

Ao trabalhar com resíduos sólidos, a Usibel atua em duas frentes. A primeira utiliza insumos que seriam descartados nos aterros. Logo, uma vantagem é a redução do montante de lixo despejados no ambiente, que podem causar vários desastres quando acomodados de forma incorreta.  

A segunda vantagem é a de trazer de volta para a cadeia de produção aquilo que foi desprezado. Essa é uma forma de reduzir o impacto da ação humana no meio ambiente.

Analisando todos esses pontos, além do etanol ser produzido a partir de matérias-primas renováveis, o álcool hidratado é o produto ideal para todas as empresas que necessitam dele, mas também para aquelas que levam em consideração a sustentabilidade em sua cadeia de produção.

Assim, empresas que valorizam energia limpa e desejam diminuir a pegada de carbono deixada no planeta, podem contar com a Usibel. Existem também aquelas que desejam atingir clientes mais conscientes, que levam em conta a forma de produção na decisão de compra. Nesses casos, o álcool produzido a partir de resíduos sólidos pode fazer parte de uma ótima estratégia de marketing para atraí-los.

Seja qual for a sua necessidade, a Usibel é a parceira ideal no fornecimento de álcool hidratado. Conheça o nosso trabalho de compra de resíduos sólidos e venda de etanol e entenda como a sua empresa pode fazer parte desse ciclo de produção de energia limpa e sustentabilidade!

Entre em contato conosco.

Obrigado.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Em breve entraremos em contato.
Algo inesperado ocorreu. Por favor, tente novamente.