Álcool: solução sustentável

7/2/2022

Vivemos um contexto ambiental, político e econômico que se utiliza bastante dos combustíveis fósseis e não-renováveis. Contudo, apesar dos grandes avanços trazidos, é essencial analisar o impacto deles no meio ambiente. Além disso, é preciso pensar em alternativas para eles, já que é sabido que são fontes finitas de energia. Nesse cenário, é importante olhar para o álcool como uma solução sustentável. Leia o artigo e saiba o porquê!

Entenda a importância de soluções energéticas sustentáveis

A matriz energética representa os vários recursos energéticos e apresenta a proporção de cada tipo utilizado. Assim, no Brasil, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), petróleos e derivados representam, sozinhos, 33% do consumo de energia. Porém, na contramão da tendência mundial, o país aposta bastante nos recursos renováveis, como cana-de-açúcar e hidráulica. Essas são algumas soluções sustentáveis para as mudanças energéticas futuras.

Enquanto o resto do mundo utiliza apenas 14% de energias vindas de fontes renováveis, o Brasil alcança 46% de uso do mesmo tipo. Não à toa, o país está à frente das pesquisas e tecnologias sobre o assunto. O petróleo e seus derivados dominam o mercado mundial, mas é preciso pensar em alternativas. O álcool é um caminho bastante viável. Veja alguns motivos:

  • gera menos gases que intensificam o efeito estufa como dióxido de carbono, metano e óxido nitroso;
  • possui várias possibilidades de matérias-primas;
  • é produzido a partir de fontes renováveis;
  • tem custo de produção menor.

A cana-de-açúcar é uma das matérias-primas mais conhecidas para a produção do álcool. Milho e beterraba também entram nessa lista de acordo com o país analisado. A desvantagem desse tipo é que ele exige uma extensa área de plantação, o que impulsiona o desmatamento e o desvio da produção de alimentos para combustível. Por isso, é preciso pensar em soluções sustentáveis a longo prazo também para a cana.

Resíduos sólidos como solução sustentável para a produção de álcool

De forma geral, o álcool é produzido a partir da fermentação de açúcares e posterior destilação. Por isso, a cana-de-açúcar e outros vegetais são insumos populares para a produção do combustível. Mas essa reação também funciona com outros produtos ricos no elemento.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que 931 milhões de toneladas de alimentos foram para o lixo, em 2019. Isso representa 19% da produção mundial. Já existem esforços mundiais para diminuir o desperdício. Outra alternativa interessante é dar novos usos para esse montante.

Nesse contexto, os resíduos sólidos resultantes do descarte das atividades humanas podem ser utilizados como matéria-prima na produção de álcool. Isso porque esses insumos também são ricos em açúcar. Assim, o volume que seria destinado a aterros, passa a ser introduzido novamente na cadeia produtiva, o que passa a ser uma solução sustentável bastante interessante.

Entenda como a Usibel produz álcool

A Usibel é uma biorrefinaria, ou seja, uma usina que produz energia limpa através de fontes renováveis. De forma estratégica, decidimos lidar com os resíduos sólidos da indústria alimentícia para a produção de álcool. Isso quer dizer que usamos produtos que seriam descartados para a geração de biocombustível. Assim, excedentes de fabricação, produtos vencidos ou fora do padrão de qualidade são nossas matérias-primas.

Veja alguns exemplos de resíduos sólidos industriais que usamos na produção de álcool:

  • bebida alcoólica;
  • biscoito;
  • massa;
  • farinha;
  • doce;
  • pão.

Portanto, o álcool elaborado a partir de resíduos sólidos é uma solução sustentável por vários motivos. Na produção, utiliza-se algo que seria despejado nos aterros. Ao incluí-los na cadeia, o volume de lixo diminui e também as chances de contaminação dos solos, ar e água.

Outro ponto positivo é que não são utilizadas terras produtivas que são importantes para o cultivo de alimentos. Além disso, mesmo com os necessários esforços para diminuir a quantidade de alimentos que é descartada, essa é uma matéria-prima que sempre vai existir. Por isso, é importante destiná-la de forma responsável. É uma equação que só traz benefícios econômicos e ambientais!

Se o álcool pode ser considerado uma solução sustentável para o uso das fontes energéticas não-renováveis, o da Usibel, produzido com resíduos sólidos, traz ainda mais benefícios com menos impacto no meio ambiente. Conheça o nosso trabalho e saiba como você pode fazer parte dessa cadeia, seja como fonte de matéria-prima ou na compra do combustível!

Entre em contato conosco.

Obrigado.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Em breve entraremos em contato.
Algo inesperado ocorreu. Por favor, tente novamente.